quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O TEMPORAL VERSUS O ETERNO.

A tentação de muitos guias religiosos dotados é ter em mira o sucesso temporal um Reino deles mesmos aqui e agora, e trabalhar para atingir esse alvo. A ênfase presente, forte e quase exclusiva sobre o aspecto positivo por parte de alguns empreendedores religiosos bem-sucedidos constitui um exemplo. Temo que alguns desses homens tenham de ter sua obra desfeitsa e quebrada pelo fracasso e derrota se não partilharem esse "eterno peso de glória" acerca do qual Paulo escreve.

Um autor desconhecido proclamou este ponto de vista nas seguintes linhas:



Enquanto a voz do mundo grita em coro

A Celebração por aqueles que venceram:

Emquanto a trombeta soa triunfante,

E alto á brisa e ao sol,

Alegres estandartes flutuando ao vento, as mãos

batem palmas,

E pés apressados se aglomeram

Após os vencedores coroados de lauréis,

Eu fico no campo da derrota,

Na sombra com os que estão caídos, moribundos e feridos,

Entoando em voz baixa um requiem...

Coloco minha mão em sua testa enrugada,

Suspiro uma oração, seguro-lhe a mão desamparada,

E sussuro: " Só eles conquistaram a vitória,

Eles que o bom combate, combateram

E venceram o demônio que no íntimo nos tenta."



Quantos de nós temos motivos mesclados dos quais estamos totalmente ignorantes até que Deus permite a adversidade purificadora (pergunta) Esse "demônio" que há dentro de nós" é a vã ambição, é energia humana e a carne não crucificada. Deus percorrerá qualquer distância para exorcizá-lo, ao ponto mesmo de permitir o fracasso numa obra aparentemente espiritual. Ele trabalha para a categoria eterna do homem e para Sua Glória eterna. "Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundameto como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundameto é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de casa um; pois o dia a demonstrará, porque está sendo revelado pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo." - 1 Co 3. 10-15 -
Vivemos numa época em que não só o mundo secular cultua o sucesso; muitos guias eclesiásticos são culpados também. O sucesso parece ser o "deus" de alguns líderes de grandes empresas eclesiásticas.
John H. Newman, que expressou com clareza este vício no hino, "Lead, Kindly Light", tem muitos irmãos e irmãs. Ele escreveu:
"Amei o dia brilhante a despeito dos temores,
O orgulho governou minha vontade,
Não me lembro dos anos passados."

-Extraído do livro Não Desperdice suas lágrimas.
Paul E. Billheimer -


Nenhum comentário:

Postar um comentário