domingo, 25 de março de 2012

GRATIDÃO

"UM ESPÍRITO AGRADECIDO."

A gratidão tem início quando se reconhece que Deus é e o que ele tem feito. Essa emoção sincera não depende da reação de outra pessoa ou da natureza do presente recebido. A ingratidão por outro lado, tem início com um coração insatisfeito, que rejeitou o Doador e, também o presente. - Rm 1. 21 "porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graçãs; antes, sse tornaram nulos emj seus próprios raciocínios, obscurecenhdo-se-lhes o coração insensato."

A própria vida é presente gracioso de Deus. Só existe gratidão baseada nesse fundamento. O espírito de gratidão deve ser cultivado e, depois, transmitido aos outros, principalmente aos de sua própria casa, por exemplo. Pode-se conseguir isso de várias maneiras:

* Lembre-se de que a pessoa agradecida é humilde e tem Deus como centro de sua vida, e o coração ingrato é cheio de orgulho centralizado em si mesmo. Rute deu um grande exemplo desse espírito de gratidão e de humildade. "Então, ela inclinando-se, rosto em Terra, lhe disse: Como é que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira?"Ela respondeu graciosamente até a mínima demonstração de bondade.

Como temos nos portado em sermos gratos por tudo que Deus tem feito por cada um de nós?
Nossa gratidão é transparente no sentido de valorizar tudo que nos rodeia? A Bíblia ensina que se não damos o mínimo de valor pelas coisas pequenas, como vamos valorizar as grandes coisas? As que "realmente importam?" Será que já pensamos sobre isso?
Tem uma passagem até que se refere a nossa fidelidade para com Deus em relação as finanças, mas creio, que pode ser bem colocado também na "gratidão". Isso também é fidelidade para com Deus.
Se nas pequenas coisas não somos gratos (e também humildes) como o seremos nas grandes coisas? Sim, porque se nossa gratidão for baseada em proporção ao que recebo, corremos o risco da soberba, inclusive de nos vangloriar acreditando que somos o centro de tudo e de todos.
Passei um bom tempo de minha vida que foi extremamente difícil até mesmo respirar, porque parecia que a vida em si estava conspirando contra mim. (assim pensava eu...) e meu coração foi endurecendo a tal ponto que quando era ajudada (e não foram poucas as vezes em que fui muitas vezes ajudada...) eu recebia com um coração insatisfeito, cheio de orgulho e indignação. Era como seu eu recebesse a doação por "merecimento" meu tamanho meu sofrimento. Tudo porque focava em mim mesma.
Quanta arrogância um coração assim diante de Deus.
Acredito que é exatamente por isso (e tantas outras coisas em nossa vida) que primeiramente nossa gratidão deve estar focada no verdadeiro "doador", que sendo Deus e Pai é também nosso Criador. Foi Ele que nos soprou o fôlego de vida.
Sem Ele não somos nada. Não somos ninguém.
É Deus quem dá o verdadeiro sentido em nossa vida. A razão de nossa existência.
Acredito que começando por esse princípio tudo muda dentro de nós.
Hoje é domingo. As horas já se aproximam para a longa noite... Que hoje possamos focar em Deus TUDO que Ele é e agradecer cada minuto de nossa vida. Cada pulsar do nosso coração. Um coração grato a Deus faz toda a diferença. Em Nome de Jesus Cristo.
Agradecer por estarmos vivos certos que Sua Presença permanece conosco. Mesmo dormindo nosso espírito é ministrado por Ele; na Pessoa do Espírito Santo.

- 23:32 -





Nenhum comentário:

Postar um comentário